O IPHAR, por seu representante Carlos Eduardo, vem noticiar o falecimento do Sr Oseas Manoel dos Santos o "menino" da praça do Mercado do Peixe, ocorrido há aproximadamente 20 dias, que com sua jovialidade octogenária encantava aquele território tão caiçara e angrense.
O atraso na notícia é muito simbólico: assim como em vida não foi famoso , nem influencer, nem bajulado por meia dúzia de falsos comunicadores angrenses...eu percebi sua ausência e poucos me deram a informação.
Obs: o vídeo está com nome trincado "Remédios" mas é Manoel dos Santos.
Na vida e na morte, o povo angrense esquece seus irmãos. Reflitamos sobre que sociedade estamos construindo. Aqui deixo essa nota de historiador que sou.
Seu artesanato retratava objetos reais do inconsciente coletivo regional e também de sua própria biografia no Mamanguá, em Paraty-RJ como canoas caiçaras (ubás), remos, formas geométricas, ferramentas, peixes, tartarugas, e os mais inusitados: pirâmides, formas helicoidais e correntes (umas mais raras, sem colagem nos elos!!) e as décadas de colaboração no Hotel Palace.
Eram peças feitas a mão, de grande elaboração técnica, e o mais incrível: com intenção ecológica, pois eram madeiras de refugo(lixo).
Em 2022 , por minha indicação e do amigo Paulinho do antiquário, a UERJ entrevistou o Oseas, para um projeto grande de registro e tese acadêmica.
Acesse aqui e conheça a genialidade do Oseas
Agradeço pelos momentos mágicos...
Agora seus olhos azuis e tez amorenada vê o brilho do sol que não se apaga ... segue na canoa de cristal em direção a ancestralidade universal.
Carlos Eduardo da Silva
Repres.IPHAR
31/01/2024