Angra dos Reis-RJ.
1- A exposição do belo:
A exposição entitulada "Abraço da Fé", tem peças de várias Ordens e Irmandades católicas que em vários séculos desenvolveram seus ritos e confrarias através da arte dos sentidos da visão.
A parte expositiva está bem feita, com um funcionário de guia presente para explicar se o visitante quiser imergir nesse mundo de cores, formas e esculturas de um tempo ancestral da fé cristã, com seus santos , heróis do Evangelho e de virtudes.
Iluminação, delimitação para circular o público e até QR Code em cada peça , ajuda na compreensão do material.
2- A exposição do feio e do desleixo:
Porém, é digno de nota que essa mostra, é infelizmente fruto do caos gerado pela urgente transferência do acervo do Convento do Carmo (igreja da Ordem Terceira condenada e a igreja conventual da Ordem Primeira desabada) e também da interdicão pela Defesa Civil da igreja da Ordem Terceira da Penitência , no Convento São Bernardino de Sena, ou seja, o Museu de Arte Sacra ficou abarrotado , sem espaço e pior, o próprio museu foi interditado pela mesma Defesa Civil, pois onde ele fica, a Igreja de Nsa. Sra. da Lapa e Boa Morte, também está em situação precária!
⚜️Acesse e conheça os fatos do abandono recorrente...
Assim, o rico, grande e artístico acervo de missas, objetos de prata, de ouro, indumentárias eclesiásticas históricas , esculturas, etc...ficaram espalhadas em diversos espaços da Secretaria de Cultura, num verdadeiro vexame de despreparo, que vem se arrastando há 30 anos, pois como já denunciamos há anos, aquele espaço museal da igreja da Lapa é inadequado para a riqueza e complexidade de artigos antigos ali depositados.
Mas vale visitar. Está bem agradável.
3- A exposição do tesouro único e especial:
Atenção especial a extraordinária imagem de Nsa. Sra. do Rosário de Mambucaba, tombada /protegida por lei federal ( processo 816-T-1969 Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 493, de 11/12/1969), única nessa situação, por ser misteriosa e cercada de atributos simbólicos e origem histórica ainda em pesquisa.
4- A exposição do detalhe: a montagem permite visualizar detalhes artísticos e estilística de época, de cada peça.
Também vale destaque a grandiosa imagem de Sant'Anna, avó de Jesus e em posição de ensino bíblico (a imagem da Virgem Maria criança certamente adornava o conjunto).
![]() |
Imaginária em policromia e douramento , sendo do século XVIII, pertencente as alfaias do Convento São Bernardino de Sena, franciscano.
![]() |
Os três profetas... |
![]() |
Sob a benção e a luz! |
A visitação dessa montagem é um privilégio a quem se dispuser.