segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

ATAQUE A CULTURA CAIÇARA: MESTRE CIRANDEIRO DE PARATY-RJ SOFRE ACHAQUE

ATAQUE A CULTURA CAIÇARA:
MESTRE CIRANDEIRO DE PARATY-RJ SOFRE ACHAQUE


Em denúncia feita na mídia social, Facebook.com, na página Cirandeiro Paraty, o cantor popular, caiçara legítimo e antigo, cirandeiro e de miudezas como Caranguejo, Cateretê, Sr. Verino de Barros diz que sofreu expulsão de logradouro público por estar simplesmente divulgando a cultura tradicional de seu povo caiçara e ilhéu.
No filme ( veja o link) ele comenta  no seu modo simples, que um tal de Luciano, da Guarda Municipal o expulsou e que se sentiu até mal de saúde.
Foto da página do Facebook

Trata-se de liderança cultural e um dos últimos representantes dos fazeres e misteres de ponto de improviso, na musicalidade litorânea fluminense.
É um senhor já com idade avançada e que alegra as noites da Praça da Matriz e comunidades paratienses em quermesses e festividades.
É memória viva de pessoas, fatos e acervo musical e coreográfico.

Obs:Texto abaixo se encontra em 

Tradição de pai para filho
A parceria entre Verino de Barros e Benedito Alves de Souza é antiga. Seus pais, Manuel Pedro de Barros e Antonio Alves de Souza já faziam duetos de viola nos bailes do Rio dos Meros, em um tempo em que a dupla de violas era a base musical da ciranda. Antigamente não havia tanta variedade de instrumentos, como conta Seu Dito:
“Naquele tempo era duas violas, no chiba sempre tocava mais duas violas, e depois o cavaquinho. E o adufo, como chamava naquela época.”
Filhos de violeiros, Verino e Dito não herdaram a tradição das dez cordas. Na roça aprenderam a tocar os instrumentos de percussão da ciranda: Dito no adufo e no pandeiro, Verino na timba e na caixa. Mas Seu Verino, depois de migrar para a cidade, acabou se rendendo à vocação familiar para as cordas e especializou-se no bandolim.
Os bailes no Rio dos Meros
Verino e Dito guardam vivas as lembranças de bailes antológicos nas casas dos Marianos, de Benedito Maneco, de Benedito Teófilo e do próprio Manuel Pedro. Eram bailes que varavam a madrugada e terminavam com o sol a pino no dia seguinte. Boas também são as recordações das domingueiras, que Seu Verino explica:

Domingueira é dançar de dia como se fosse à noite. Então as damas iam embora, almoçavam e dormiam, e de tarde voltavam novamente. Ia até umas sete horas da noite. Era aquela alegria, aquela animação.”

Para chegar aos bailes, que sempre iniciavam com o chiba, o caminho era feito a pé, por chão batido e trilhas no mato. A satisfação do baile valia todo o esforço, inclusive o de tocar a noite inteira só pelo café.
UMA CULTURA ALEGRE, RICA E QUE DEVE SER PROTEGIDA E DIVULGADA!



E VIVA A CULTURA CAIÇARA FLUMINENSE:PATRIMÔNIO CULTURAL DO BRASIL!

E VIVA A CULTURA 
ALEGRE 
DOS CAIÇARAS!!!

Ciranda da Praia de Tarituba, em Paraty-RJ



Dança do Arara:"óia o arara"

Grupo Os Caiçaras

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

A PRÉ HISTÓRIA DOS POVOS DA ILHA GRANDE: O POVO SAMBAQUI

Foto:
Sepultamento: Sambaqui Ilhote do Leste,

Ilha Grande, RJ. Sepultamento.
Fonte: WESOLOSKY, 2000 p.162.

 
 

OS POVOS ANTIGOS DA ILHA GRANDE
E A GESTÃO DOS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS -
UMA PERSPECTIVA CIENTÍFICA E TURÍSTICA.
Na Ilha Grande há mais de 60 sítios arqueológicos do tipo "oficina lítica".
Desses, vários são rochas com marcas expostas ao tempo.
Uma delas, estão no Parque Estadual da Ilha Grande...bem próximas da maior e mais populosa vila da Ilha: Abraão. 

 Em Florianópolis (SC), existe até um Museu do Sambaquis, mantido com dinheiro privado, em parceria do IPHAN (federal) com o Resort Costa do Santinho.
Oficina lítica: Pedra de amolar na Praia Preta,
na trilha T1(Circuito Abraão, na Ilha Grande).
Milhares de anos de presença humana.
Foto:Minha, maio/2016

 Pergunto: 

O que as tendências da  arqueologia e o preservacionismo modernos falam sobre essa situação: tira do local e põe numa exposição? Tira do local e põe numa exposição mas coloca uma réplica no local? Ou deixa no local e a protege da melhor maneira?

Uma coisa e certa: o turismo cientifico e cultural qualificam o trade de serviços local, o público-alvo migra de meros espectadores do macro ambiental para apreciadores do  tipico, artesanal e impulsiona os nativos a autoestima.

Fica minha dúvida. 


 

domingo, 8 de janeiro de 2017

FONEMAS NO FALAR: O LINGUAJAR CANTADO DOS CAIÇARAS

 
 
O LINGUAJAR CANTADO DOS CAIÇARAS
 
A cultura dos povos caiçaras vai além da culinária típica e dos barcos coloridos na beira da praia.
Um dos aspectos mais ecléticos e de riqueza ímpar, são os dizeres multiétnicos, englobando um fundo luso, mas com forte presença de corruptelas de peso negro e principalmente, indígena.
Estudos de paleoantropologia para estabelecer comparações no balanço e na cadência devem ser elaborados.
Por ser uma comunidade basicamente de perpetuação pela oralidade, com a influência de tecnologias e a abertura pelo continente, de rodovias, a partir dos anos 1970, muito se perdeu de sotaques, molejo e até palavras originais.


DUAS VERSÕES PARA O RITMO:
Há dois tipos de rítmicos no meio do povo litorâneo: um bem rápido e outro cadenciado.
Ao rápido, vou chamar de "digero", que significa exatamente, veloz. Ao cadenciado, vou chamar de "jajigo".
 

 

Legenda:
A chegada de loteamentos, com seus subempregos para os caiçaras, trouxe a absorção de novos elementos sonoros e cognitivos ao elenco de palavras do cotidiano caiçara.
 
O Digero
Comum na região da Baía da Ilha Grande até Santa Catarina, trata-se de pronunciar as palavras de forma truncada e as vezes até abreviadas. Ao ouvinte, confunde muitas vezes uma palavra com outro sentido.

O Jajigo
Com pronúncia mais suave, mais pausada, é comum desde o Espírito Santo, passando pelo continente do Rio (comunidades da Ilha do Governador/Comunidade Tubiacanga), Pedra de Guaratiba e Paraty) e até Cananéia, já na fronteira com Santa Catarina.
 
Teorias:
 

Legenda:
A partir das grandes secas e intempéries do sertão da região do Nordeste, migrações vieram, a partir de 1890 até 1920, aproximadamente, para os centros sudestinos, para a construção de avenidas e portos.
Essas foram as primeiras e fortes influências no jeito jajigo de falar da estreita faixa de terra entre Rio de Janeiro e Santa Catarina.


Especula-se que o modo jajigo, seja de origem da região do Nordeste brasileiro (mormente Bahia e Ceará), tanto pela presença em nosso meio aqui em Paraty e Angra dos Reis de elementos folclóricos como o Bumba-meu-boi,  a zabumba  e as Pastorinhas, nas manifestações culturais, quanto por fonemas próprios daquela distante população, migrante, ainda no início do séc. XX, para a construção de portos (Rio, Angra e Santos) e por contato marítimo na pesca.
Porém, também se acredita que seja pela forte presença genética e colonial dos indígenas.
Já o ritmo acentuado dos ilhéus da Ilha Grande e da Baía de Paraty, seja a forma "fechada" e gutural de falar dos portugueses. Porém, um estudo mais aprofundado do biótipo e da antropologia forense, poderá trazer novas luzes na compreensão da construção fonética desse tipo de falar caiçara, mais salteado. A própria compleição herdada.
 
Em resumo, só a antropologia linguística, aplicada na moldagem contemporânea e no comparatismo, poderá formalizar um mapeamento desses troncos verbais.
 
Arrelá, hê!

UM NOVO CICLO DE VIVÊNCIAS:2017!

UM NOVO CICLO DE VIVÊNCIAS!
Um novo ano começa no ocidente e no calendário papal.
Desejo a todos que no caminhar desses dias, com seus projetos e planejamentos, o infortúnio seja proveitoso em sabedoria!
Ninho de beija flor,
no jardim da minha mãe,
em Angra dos Reis,RJ.
A foto não está boa, mas vale.
Foto:dezembro, 2016.
Cuidamos para nenhuma criança
ou animal doméstico mexer,
mas após alguns dias, amanheceu....
queremos que tenha sido uma mudança
para um local mais protegido...
assim é nosso caminhar nesse mundo.



FESTA DO DIVINO DE PARATY, RJ, BRASIL: PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO

Nicho de andor, com a efígie do Divino Espírito Santo

A FESTA CAIÇARA
A Festa é a mais esperada pelos paratienses que reafirmam durante os rituais sua tradição e devoção ao Divino Espírito Santo
O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, reunido na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Brasília, aprovou nesta quarta-feira, dia 3 de abril, o Registro da Festa do Divino Espírito Santo de Paraty, no Rio de Janeiro, como Patrimônio Cultural Brasileiro. A proposta para a proteção da manifestação cultural foi encaminhada ao Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI/Iphan) pelo Instituto Histórico e Artístico de Paraty (IHAP), com a anuência da comunidade.
De acordo com o parecer do DPI sobre a festividade (em anexo no final da página), trata-se de uma celebração representativa da diversidade e da singularidade, com elementos próprios, fundamental para a construção e afirmação da identidade cultural do paratiense. A Festa possui, ainda, relevância nacional, na medida em que traz elementos essenciais para a memória, a identidade e a formação da sociedade brasileira, além de ser uma referência cultural dinâmica e de longa continuidade histórica.
Durante as procissões 
e cortejos festivos,
as casas e comércios
se enfeitam com rendas,
bandeiras e 
efígies do Espírito Santo.

Paraty e a Festa do Divino
A celebração do Espírito Santo é uma manifestação cultural e religiosa, de origem portuguesa, disseminada no período da colonização e ainda hoje presente em todas as regiões do Brasil, com variações em torno de uma estrutura básica: a Folia, a Coroação de um imperador, e o Império do Divino, símbolos principais do ritual. As festas do Divino constituem-se numa relação de troca com a divindade. São festas de agradecimento, de pagamento de promessas, de cooperação entre os indivíduos da comunidade.


Adorno do Luzeiro
do Cruzeiro Central
da Igreja Matriz
de Nossa Sra. dos Remédios,
 de Paraty.
Em Paraty, a festa vem incorporando outros ritos e representações que agregam elementos próprios e específicos relacionados à história e à formação de sua sociedade. É uma celebração profundamente enraizada no cotidiano dos moradores, um espaço de reiteração de sua identidade e determinante dos padrões de sociabilidade local. Constituída por vários rituais religiosos e expressões culturais, a Festa se realiza a cada ano, iniciando no Domingo de Páscoa com o levantamento do mastro. Suas manifestações e rituais ocorrem ao longo da semana que antecede o Domingo de Pentecostes, principal dia da festa. A celebração propicia momentos importantes, símbolos de caridade e de colaboração entre a comunidade, como o almoço do Divino, a distribuição de carne abençoada e de doces.
A meu ver e de alguns historiadores,
a figura de um menino,
é uma forma jocosa de representar
tanto a pureza, necessária aos mandatários(e tão rara),
 mas também a pequenez dos poderes humanos
perante a divindade. Era uma crítica social.
Fazem parte dos rituais manifestações como a procissão que segue da casa dos festeiros e carrega os signos da devoção (quadro, bandeiras, bastão, o mundo e a pomba); a Folia do Divino, encarregada de anunciar e orientar todas as cerimônias inerentes à festividade, e que passa de casa em casa, visitando os fiéis, acompanha as procissões, entre outras. O Império do Divino, montado na casa do festeiro, onde ficam expostas as insígnias imperiais e as bandeiras; a Alvorada Festiva com a Banda Santa Cecília, que despertam a cidade no dia da festa; o bando precatório, encarregado da esmolação; as ladainhas, procissões, novenas, missas, a coroação do imperador e a representação da soltura de um preso, também compõem a festa do Divino de Paraty que inclui, ainda, outras manifestações culturais como os chamados bonecos folclóricos: o Boi-de-pano, ou Boi-da-festa, o Cavalinho e o Capinha, o Peneirinha e a Miota, ou Minhota.
Além disso, estão presentes os divertimentos como as competições esportivas, as gincanas, os concursos, os musicais, os shows de calouros. O bingão do Divino, que acontece antes da festa, é um momento de socialização e de interrupção da vida cotidiana, e ainda arrecada recursos para a celebração.
Agnes e Maria Célia, meus tesouros divinos!

Em Paraty, a cidade das festas, a do Divino Espírito Santo é a mais importante e complexa. Para os moradores da cidade, é mais aguardada do que o Natal. A festa compreende diversos espaços, como a Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios, a Praça da Matriz e diversas ruas por onde passa a procissão. No domingo de Pentecostes, a Alvorada acorda a comunidade. A procissão sai da casa do festeiro carregando o andor com o Resplendor do Divino Espírito Santo, e segue rumo à igreja. No fim do dia, a Missa em Ação de Graças anuncia os festeiros do próximo ano e uma grande queima de fogos encerra a Festa do Divino Espírito Santo.
A partir do Registro como Patrimônio Cultural do Brasil, estão previstas medidas para salvaguardar a Festa do Divino de Paraty. Entre as medidas propostas pela comunidade paratiense estão a valorização da festa no calendário cultural da cidade; incentivo ao turismo religioso e melhoria nas condições de produção, reprodução e circulação do bem cultural. Também é necessário sensibilizar a todos para a importância da Festa do Divino como um evento sociocultural da cidade e não apenas de cunho religioso.

Fotografias e Legendas: Minha autoria, maio de 2016
Fonte:http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/652/festa-do-divino-de-paraty-%E2%80%93-rj-e-o-mais-novo-patrimonio-cultural-brasileiro