Um olhar sobre a igreja da Lapa, em Angra.
Baltazar Mendes de Araújo ,
patrono das obras da Igreja de Nsa. Sra. da Lapa e Boa Morte, no século XVIII, tinha conhecimentos cabalísticos e talvez judaizantes e era comerciante , sendo grande viajante ultramarino e terrestre.
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Obs:reconstituição meramente artística |
Como possível marrano sefardita, tentou absorver a sociedade católica luso-brasileira em seus costumes.
Assim, sua influência na constituição artística e simbólica do altar-mor da igreja foi preponderante.
Um dado importante é que ali subsistiu por um período da história, uma associação/irmandade de pretos e pardos, situação separatória de etnias , típica do século XVII-XIX.
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Figura negróide: provável forma de protesto |
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Cedro oriental ( Cedrus libani), elementos orientalista e de citação exógena ao catolicismo regional. |
A talha decorada com elementos pictóricos orientais e esotéricos levam a um balizamento universalista da passagem efêmera da vida e do tempo.
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Lunae |
Figuras antropomorfas negróides e até penachos se comunicam e exprimem algo específico , ainda que confundidos com vultos da cultura clássica greco-romana.
Temos várias publicações aqui no blog sobre o assunto:clique aqui e veja
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Solis |
Baltazar, com sua experiência empírica com tantas etnias e culturas em suas viagens, nos deixou um legado de uma das mais belas obras de arte da Costa Verde e talvez da América.
Obs:"marrano" era o termo usado desde a idade média aos judeus cristianizados, mas que mantinham em segredo suas práticas religiosas.
Carlos Eduardo da Silva
Prof.Lic.His.
Pres. IPHAR