terça-feira, 6 de dezembro de 2022

A DECOLONIZAÇÃO E OS ANTIGOS ARGONAUTAS

 🔵Você sabe o que é o conceito de DECOLONIZAÇÃO??

🔶🔶ERAM OS ANTIGOS ARGONAUTAS🔶🔶

🔶Uma das aplicações da decolonização, na prática, é a nossa re-existência de não aceitarmos a etnia caiçara como mera biogênese aleatória da mescla de povos na época pós-cabralina.


O que está intrínseco nesse discurso de "nascimento ao acaso" é exatamente tentar impor a idéia de impossibilidade de sermos uma cultura com técnicas elaboradas, saberes complexos e antiguidade.

Clique e conheça o grande velejador Amyr Klink sobre a engenharia naval única, da canoa caiçara



Museu de Ubatuba-SP

Os ancestrais dos caiçaras velejavam
 em alto mar:Museu de Ubatuba-SP

🔸Estudos arqueológicos estão demonstrando uma ancestralidade muito mais antiga do que os próprios indígenas de tronco Tupi ou Macro-je; portanto, a origem do povo caiçara é pré histórica, inclusive acreditamos no IPHAR ter havido uma interseção genotípica, uma interatividade momentânea, entre os indígenas amazônicos migrantes e os Sambaquianos .

Clique aqui e leia um estudo científico sobre os antigos navegantes

Somos descendentes de exímios navegadores!


*Quadros/telas do pintor Almir Tavares

terça-feira, 15 de novembro de 2022

ANÁLISE PICTOGRÁFICA DO RETÁBULO DA IGREJA DE NSA. SRA. DA LAPA E BOA MORTE-MUSEU DE ARTE SACRA(2):NATIVISMO


O elemento dito penacho, embora tenha reflexos nos fenótipos da arte clássica, tem configuração local e sua presença no altar-mor expõe um marco antropológico do autor artístico, de expressar o nativismo e portanto, os povos autóctones do continente.

Carlos Eduardo da Silva

Pres. do IPHAR


Sobre Museu de Arte Sacra de Angra dos Reis-RJ. Visita de 13/11/22.





ANÁLISE PICTOGRÁFICA DO RETÁBULO DA IGREJA DE NSA. SRA. DA LAPA E BOA MORTE-MUSEU DE ARTE SACRA (1):NEGRÓIDES

A figuração antropomorfa representativa negróide, no retângulo do altar-mor da Igreja de Nsa. Sra. da Lapa e Boa Morte (1752), pode indicar tanto a expressão ideal do artista quanto do contratante.

Carlos Eduardo

Pres.IPHAR


Sobre o Museu de Arte Sacra,

Angra dos Reis-RJ, visita feita em 13/11/22




quinta-feira, 10 de novembro de 2022

NOTA DE PESAR: "PARTE ANTES DO COMBINADO", ROLANDO BOLDRIN, O GENIAL ATOR, MÚSICO E FOLCLORISTA

O nosso grupo , por seu Presidente, lamenta o falecimento e agradece a vida do maior símbolo da resistência da cultura caipira e comunidades  tradicionais em geral e da música de raiz étnica: Rolando Boldrin.

Ultimamente, com pouca audiência, seu programa televisivo na TV Cultura , Sr. Brasil estava com reprises encantadoras, mas com pouco público nos índices midiáticos.

As manhãs de domingo não terão mais cheirinho de café no bule e um bororó.

Carlos Eduardo da Silva

09/11/22

Prof.Lic. 


REFLEXÃO:

PANTERA NEGRA E ROLANDO BOLDRIN, O QUE TEM UM COM OUTRO?

Aos poucos que lerão esse meu texto , pois a maioria só passa fotos, eu deixo um pensamento.

Acabo de chegar do cinema, são 20:30 +-, de 09/11/22. Exatamente da estréia de Pantera Negra, um filme com bons efeitos especiais e um enredo que mistura nuances vagas de cultura africana, Azteca e tecnologia, só isso. A produção fez uma homenagem a um protagonista, que faleceu de câncer. Justa iniciativa.

A platéia delirou, aplaudiu, gritou...

E comentei com Agnes e Maria sobre o emocionalismo de um povo que não vibra por um vizinho cujo filho pequeno venceu um câncer ou uma criança do Belém (ou qualquer outro bairro de Angra dos Reis-RJ com histórico de problemas sociais) passar num vestibular de Cambridge; gerou certa polêmica.

É simples: a arte tem de trazer prazer? Sim. Mas também evolução cognitiva.

Assim, ao sair, soube do falecimento de Rolando Boldrin. Sentei com Agnes e expliquei a ela que sim, devemos nos divertir, entrar na obra de ficção, mas também agradecer de forma amorizada e terna , por esses maravilhosos causos, seres e magia da realidade.


Nos últimos anos, seu programa Sr Brasil vinha definhando em audiência e como símbolo de resistência de uma grande riqueza étnica, de música e  oralidade popular, continuava no ar, porém com reprises há tempos.

Um aspecto sensível que posso relatar, pois desde ontem estou , como pai e educador, muito feliz, é perceber que poucos "amigos" virtuais (mas que, de uma forma ou outra me conhecem no íntimo ou na Cultura), parabenizaram minha filha por seus juvenis 15 anos...Não fazem falta, mas esse fenômeno demonstra um pouco a passagem melancólica recente desse gênio da música e folclorista, que é e sempre será, meu amado Rolando Boldrin...

As manhãs de domingo não terão o cheiro de café no bule e nem gosto de bororó...

Aplausos eternos ressoarão , se não nos palcos, pelo menos nos corações.

Você "partiu antes do combinado"...

Eduardo, 09/11/22


sábado, 29 de outubro de 2022

R.O.M.-Out.: Reunião Mensal Ordinária, reconstruindo memórias!

 A nossa ROM transcorreu de forma dinâmica e bastante frutuosa.

Aos vinte e oito dias do mês de outubro do corrente ano, na Praia da Ribeira, nosso grupo celebrou presencialmente mais um encontro diretivo.


1-Inicio

Inicialmente todos de pé para a Palavra do Presidente de incentivo e o regimental Toque do M'araka, que é rito de memória. Após, na seção de Notícias, relembramos os fatos marcantes ocorridos nesses quase 3 meses, tais como a descoberta fortuita de ossadas históricas no largo da Igreja Matriz, do centro de Angra e a descaracterização daquele sítio arqueológico feito por uma funcionária da Secretaria de Cultura. Lembramos a interdição pelo Bispo, da Irmandade de São Benedito, por questões financeiro -administrativas, a Reunião com a Setorial de Patrimônio Cultural Imaterial e Material do Conselho Municipal de Políticas Culturais, etc.


Reconstituição

Atual

2- Participações diversas e encaminhamentos

Já no item de pauta Relatórios, lemos de forma tranquila o Relatório da Expedição Técnica ao Sítio Arqueológico Porto-Bracuhy 1 e os Relatórios (comigo avaliação) da nossa participação na  FLIM e na Festa da Freguesia (ambas em Mambucaba), com pequenas inserções do Presidente e debate final.






Nas Votações e Parcerias, o grupo fez diversas aprovações de envio de ofícios, inclusive agora, referente a recobrar um posicionamento do Departamento de Patrimônio Cultural , da Prefeitura, no quanto ao assunto do desaparecimento em 2021 de imagens sacras do século XVIII do altar da Igreja do Carmo, que temos registros e fotografias e agendamento de idas ao Ministério Público Federal e ao Ministério Público Estadual.

Após o Intervalo, com as conversas amenas e troca de afetividade, fomos ao Estudo.

Oratório moderno







Profundidade de peça


3-A Expedição Técnica e o Estudo de caso

No caso, apresentamos a reconstituição histórico-visual da arquitetura perdida das estruturas estudadas e cadastradas georreferenciadas e medidas localmente em visita feita em setembro/22, dentro do grande estudo que estamos desenvolvendo há anos,  chamado REB- Região Escravista do Bracuhy , para mapeamento do circuito da dita diáspora africana.

Exemplo de anúncio de leilão

No caso da região do Bracuhy e Ilha Comprida, o brigue Camargo, era um navio negreiro a serviço do tráfico praticado pelo fazendeiro Breves e outros ,  após a proibição via Leu Eusébio de Queiroz(1859) e que ao tentar desembarcar próximo do nosso local de estudo (menos de 2km dali), foi interceptado por uma patrulha do Império e o capitão, Gordon, norte americano, traficante, queimou e afundou o navio para evitar o flagrante...
O brigue era uma embarcação
 de média velocidade
e própria para a travessia ultramarino.


Fizemos as medições arquitetônicas, as coordenadas geográficas e tomada de fotos , para identificação da dinâmica antropológica.

De pronto, pelas provas materiais,

conseguimos identificar quatro fases de uso :

1- final do século XVIII e 1° metade do século XIX.

2- início do século XX

3- década de 70/80

4- Década de 90/2000.





Oratório moderno


Colunata

Diversas intervenções
de reforço estrutural
em vários momentos
cronológicos diferentes

Medições


4-Em breve, conclusão e publicação científica

O contexto dentro do jogo esparso de diversos sítios históricos inéditos já registrados por nós,  espalhados pelas localidades do Bracuhy, Itanema, Praia do Recife e Quitumbo está sendo interligado.

Terminamos com o Toque do M'araká, lembrança etnográfica de ancestralidade.

domingo, 16 de outubro de 2022

A SANTÍSSIMA VIRGEM APARECIDA É ANGRENSE?

A escultura sacra da padroeira do Brasil , Nsa. Sra. da  Imaculada Conceição Aparecida é um tipo de obra de arte que entre o século XVII ao XVIII, vigorou entre o vale aluvial do Rio Parahyba até o litoral paulista e fluminense, chamado estilo paulistinha .

Trata-se de uma atividade artística de estética simples, com figuração bastante típica, quase sempre com os tecidos com pouco movimento,  base pesada e corpo atarracado, mas de uma beleza brasileira inigualável.

Acervo IPHAR

Nosso acervo, tem uma réplica quase perfeita da imagem original, inclusive feita do mesmo material (cerâmica argilosa).

Porém, viemos aqui falar resumidamente de alguns fatos, desconhecidos pela quase totalidade do povo do Brasil.


Período de corrupção colonial e escravidão


1- A Virgem grávida

Sim, além das características comuns às mulheres da época, de aparência indígena e rechonchuda, símbolo de prosperidade, que é herança do período da Renascença (século XVI), temos nela também algo estranho:Virgem está barriguda, ou seja, está grávida , ou seja,o artista a quis retratar antes da Crucificação, portanto, com Maria ainda jovenzinha, portanto no pós Anunciação.

Quem terá sido a modelo?


2- A Virgem angrense...

Pesquisas acadêmicas estão trazendo a lume um dos maiores gênios da arte imagética do continente americano: o Mestre Angrense.

Um autor de relicários e peças religiosas antropomórficas católicas de grande produção e que viveu no Convento São Bernardino de Sena, em Angra dos Reis-RJ.

É importante frisar que o Mestre Angrense ou Mestre de Angra (Dom Clemente, o nomeou assim pela 1° vez) não fez somente paulistinhas, mas se destacou mais pelas grandes obras icônicas, como o conhecido Cristo abraçado com São Francisco.




Por talvez proteção a ele, os freis da Ordem de São Francisco nunca revelaram seu nome...seria ele um judeu acolhido, pelo seu talento!? 

A Virgem de Luján, padroeira da Argentina, é de Angra dos Reis-RJ, isso já é um fato ! Estudos estão sendo desenvolvidos no sentido de tentar comprovar também que talvez, a Virgem Maria, na invocação de Nsa. Sra. da Imaculada Conceição Aparecida, seja também das terras , do sangue do trabalho e de DNA artístico angrense.

 Estamos avançando nisso!

Carlos Eduardo

Presidente do IPHAR

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

NOTA DE URGÊNCIA: IRMANDADE DE SÃO BENEDITO, DE 370 ANOS, É INTERDITADA POR DECRETO DO BISPO; E O ACERVO VALIOSO, TANTO MATERIAL QUANTO O AFETIVO?

"6 Mas, se alguém fizer cair em pecado um destes pequenos que creem em mim, melhor fora que lhe atassem ao pescoço a pedra-mó de um moinho e o lançassem no fundo do mar.

7 Ai do mundo por causa dos escândalos! Eles são inevitáveis, mas ai do homem que os causa!"

Mateus 18,1-7

🛑 Escândalo

Irmandade com 370 anos é interditada, sem qualquer acusação formal e nem direito a defesa .

Apesar de denúncias informais antigas contra  Provedores antecessores, a Irmandade de São Benedito, entidade católica , teve um novo sopro  no administrativo e espiritual nos últimos anos, com inclusive a reforma da Igreja de Santa Luzia implementada pela Irmandade com recursos próprios, além de ações sociais (solidariedade) que é uma das bases da Irmandade há séculos.

A Igreja Católica Apostólica Romana não é uma democracia, mas é sinodal .

/Clique aqui e leia as declarações recentes do Papa Francisco sobre este tema de sinodalidade).

Decreto

Tem de haver argumentos. Se a igreja de Santa Luzia é mantida viva, aberta ao público, tanto fiéis quanto turistas, é a Irmandade que mantém. 

O que  está por trás? Quais acusações? E o acervo sacro que estará lá dentro a mercê de qualquer invasor(crucifixos de prata, alfaias sagradas, patenas de ouro, imagens artísticas, etc)?



Igreja de Santa Luzia, século XVI.

O Cânone 1446, do Código de Direito Canônico, diz:

Cân. 1446 § 1. Todos os fiéis, mas principalmente os Bispos, empenhem-se diligentemente afim de que se evitem, quanto possivel, salva a justiça, lides no povo de Deus e se componham pacificamente quanto antes.

§ 2. O juiz, no limiar da lide, e mesmo em qualquer outro momento, sempre que percebe alguma esperança de bom êxito, não deixe de exortar e ajudar as partes a procurarem, de comum acordo, uma solução eqüitativa da controvérsia, e de indicar-lhes os caminhos adequados para esse propósito, usando também da medição de pessoas influentes.

§ 3. Se a lide versa sobre um bem privado das partes, o juiz considere a possibilidade de se encerrar utilmente a controvérsia por transação ou por arbitragem, de acordo com os cân. 1713-1716.

Raríssimo e artístico ex-votos de milagre de Deus,
por São Benedito,1824.

Centro do Rei do Congo,
simbologia africanana nas procissões e
folguedos da festa de São Benedito

O IPHAR, na sua missão de procurar a conciliação produtiva, conclama as partes (Provedores/diretoria e a Diocese/Bispo) que dialoguem de forma franca e focada, para que o patrimônio cultural que representa a Irmandade de S.Bendito em Angra dos Reis-RJ não seja prejudicado. Não só o acervo material, tais como crucifixos de prata, cálices dourados, imagens sacras artísticas, patenas e demais alfaias litúrgicas, inclusive a manutenção predial da Igreja de Santa Luzia, mas também no âmbito das sensibilidades afetivas (identificação social e familiar) e do significado histórico (escravidão).


Carlos Eduardo da Silva 

Prof.Lic

Presidente

Angra dos Reis, 30 de setembro de 2022