sábado, 13 de maio de 2023

A HISTÓRIA DA RADIODIFUSÃO ANGRENSE, POR UM DE SEUS PIONEIROS.

Na fotografia  , na Ponta da Cidade/Mombaça, meu pai , Sr. Nilton Ramos, Seu Dito da Câmara,  enquanto ainda era funcionário da Prefeitura, instala a 1° antena da atual Costa Azul FM! Anos 1980.


Anos 1990 e 2000.

 Aqui, já na Câmara Municipal, recebe Moção de Aplausos , tanto pelo trabalho pela Cultura (iluminação de Natal, apoio em eventos culturais da própria PMAR, etc) quanto pelo trabalho filantrópico no Piratas de Angra Motoclube.

Meu pai foi pioneiro na instalação de antenas de tv e rádio em Angra e numa época de gente honesta na Prefeitura, (sem superfaturamento de contratos de empresas, etc), ele e o Sr. Célio, sozinhos, faziam a decoração de natal da cidade inteira...com as famosas lâmpadas coloridas de bolinha incandescentes.


segunda-feira, 8 de maio de 2023

PADROEIRA DA ARGENTINA, UMA ANGRENSE!?

Dia 08 de maio  é a festa de Nossa Senhora de Luján, padroeira da Argentina, que também é a protetora dos motoristas e das estradas , assim como da Polícia Federal daquele país.


1-UMA BRASILEIRA QUE AMOU O POVO GAUDÉRIO

Os povos do Sul da América são apelidados de gaudério, não no sentido de bonachão e preguiçoso, mas do termo latino gaudium, alegre, festivo. 

Durante o ano 1630, o português Antônio Farias, fazendeiro de Sumampa no território de Córdoba do Tucumán, pediu a um amigo marinheiro que lhe enviasse do Brasil uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, pois queria venerá-la em uma capela que estava construindo.

Assim, duas imagens chegaram para aquele homem: uma era conforme ele havia pedido e a outra era a Mãe de Deus com o Menino em seus braços. Ambas foram colocadas em duas caixas dentro de uma charrete. Ao chegar às margens do Rio Luján, na fazenda de Rosendo, os carregadores pararam para passar a noite.

No dia seguinte, numa clara manhã de maio, quando quiseram continuar a viagem, a charrete não se movia. Os carroceiros tentaram fazê-la avançar de várias maneiras, mas foi inútil. Então, retiraram uma das imagens e a charrete continuava sem se mexer. Em seguida, colocaram-na novamente na charrete e retiraram a outra e o veículo andou normalmente.

Imagem mais estilizada

Ao ver que a imagem de Nossa Senhora da Imaculada Concei(p)ção não queria sair daquele lugar, levaram-na à casa do senhor Rosendo, onde a família a acolheu com alegria. Esta notícia ficou conhecida por toda a região e começou a crescer a devoção junto com os milagres.

Em 8 de maio de 1887, realizou-se a coroação canônica da imagem. Com o tempo, foi erguida uma basílica – santuário de Nossa Senhora de Luján.

Ocorreram muitas bençãos e milagres, na sua intercessão junto ao Senhor, confirme relatos e registros históricos.

João Paulo II, em 1982, em uma missa no santuário de Luján disse: "Diante desta bendita Imagem de Maria, à qual mostraram a sua devoção os meus predecessores Urbano VIII, Clemente XI, Leão XIII, Pio XI e Pio XII, vem também prostrar-se, em comunhão de amor filial convosco, o sucessor de Pedro na cátedra de Roma".

Na audiência geral de 8 de maio de 2013, o papa Francisco recordou de modo especial a Virgem de Luján, a quem tem uma devoção especial por ser a Padroeira de sua terra natal, Argentina, e encomendou-lhe todas as alegrias e preocupações dos argentinos, pedindo “um aplauso bem forte para a Mãe de Deus”.


2-VOCÊ SABIA?

A escultura sacra da padroeira do Brasil , Nsa. Sra. da  Imaculada Conceição é um tipo de obra de arte que entre o século XVII ao XVIII, vigorou entre o vale aluvial do Rio Parahyba até o litoral paulista e fluminense, chamado estilo paulistinha.

Trata-se de uma atividade artística simples, com figuração porém bastante típica, quase sempre com os tecidos com pouco movimento,  base pesada e corpo atarracado, mas de uma beleza brasileira inigualável .

Imagem original,
sem o manto de prata.

3-A Virgem angrense...

Pesquisas acadêmicas estão trazendo a lume um dos maiores gênios da arte imagética do continente americano: o Mestre Angrense.

Um autor de relicários e peças religiosas antropomórficas católicas de grande produção e que viveu no Convento São Bernardino de Sena, em Angra dos Reis-RJ. Alguns autores afirmam porém, que ela seria de Pernambuco, mas na verdade, é de inspiração meramente do autor Frei Agostinho, mestre antecessor e talvez professor do Mestre de Angra.

Por talvez proteção a ele, os freis da Ordem de São Francisco nunca revelaram seu nome...seria ele um judeu acolhido, pelo seu talento!?

A Virgem de Luján, padroeira da Argentina, é de Angra dos Reis-RJ!? Estudos estão sendo desenvolvidos no sentido de tentar comprovar também que talvez, a Virgem Maria, na invocação de Nsa. Sra. da Imaculada Conceição Aparecida e talvez a bela morena de Luján, sejam também das terras e de DNA angrense.

domingo, 7 de maio de 2023

MARCADORES ANTROPOLÓGICOS NA FESTA DA SANTA CRUZ , TARITUBA, PARATY-RJ: MUSICALIDADE, ORIGEM MAMELUCA E DANÇAS CIRCULARES.

 É 2023. Após a pandemia , estamos redescobrindo o gosto da convivência e o coletivismo. E mais uma vez, fomos compartilhar esse êxtase.

Assim, nossa visita mais uma vez aos lindos ritos de festiva e fé, no vilarejo praiano de Tarituba, em Paraty, na região da Costa Verde do Estado do Rio, trazem o encanto da sonoridade e sapateado , revi endo os ancestrais.

Nascida de poucas famílias caiçaras que tinham sua origem mítica na fundadora tia Eva, moradora antiga, de origem mameluca, cujos dons de cura, sabedoria e proto medicina eram conhecidos, esta comunidade fundou sua capela sob a invocação da Cruz , no local do falecimento da Eva , que até hoje faz parte do altar -mor.

Sra. Natalina, 94 anos!

Altar-mor

Dentro do contexto missioneiro Jesuíta, a festa da Santa Cruz em alguns locais e do Senhor Jesus do Bom Fim (Bonfim) tem a mesma origem e fundamentos teológicos: a Salvação por Jesus, vinda de um objeto de martírio.

Vendedor de cocadas, guerreiro!

Querida Silma

Juro que vi anjos!

Amiga Sibélia

Batista, irmão!


Bobó de camarão 

Assim, em Tarituba, a musicalidade e o sapateado são típicos e regionais , além das vestimentas típicas (que aliás se repetem no cotidiano das mulheres) e não como mera fantasia alegórica de um corte no espaço -tempo.

A seguir dois exemplos de danças circulares: 

Caranguejo e   Dança do Passarinho.


As danças coletivas e circulares, trazem simbologias de rito de flerte ou de lida diária com os elementos geográficos e tecnológicos do ethos próprio.

Clique e ouça Folia gravada ao vivo

Uma das mais excepcionais, é a Folia da Santa Cruz.

Com instrumentos que remetem aos portugueses(adufe/pandeiro), aos africanos, zabumba, aos europeus, como a viola e as vezes a rabeca, temos como motriz, os cânticos, harmoniosos que são as vozes Indígenas.