sábado, 8 de junho de 2019

FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO EM ANGRA: PATRIMÔNIO DE QUEM?




🕊️🔥✝️ARTIGO

FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO:
 PATRIMÔNIO DE QUEM?

1⚜️DEBATE

Uma festividade solene, com simbologia rica tanto universal quanto eleitos antropológicos locais, com origem lusitana, mas adaptada durante séculos a natureza  muito alegre e cenicamente atraente.
Mas que, tanto pela desfiguração cultural dos últimos 60 anos e a decadência urbana que Angra sofreu , tanto de forma indireta no sentido da superposição migratória quanto de forma pensada para a extinção étnica do povo caiçara.

2⚜️ DIAGNÓSTICO

🔥FESTA REGIONAL; EXCLUSÃO SOCIAL:A participação popular não existe ou vem caindo expressivamente há uns 20 anos; embora uma festa de origem paroquial no Centro, é um investimento municipal , mas sem divulgação , os bairros e Distritos ficam alijados e excluídos.
🔥 TRADIÇÃO VIVA OU OBRIGAÇÃO?Prefeitura(Secretaria de Cultura ) organiza e investe dezenas de milhares de R$ de dinheiro público, meramente por obrigação. 
Funcionários desanimados.
🔥 ESVAZIAMENTO
OU INCOMPETÊNCIA?
Por força das seitas "vangeca" quanto pela violência urbana, além do próprio esvaziamento e descrédito do catolicismo, a representatividade dos arquétipos ali representados está explicitamente decadente; a própria auto identidade dos festejos praticamente se resume a pequenos grupos de idosos saudosistas. Até politicamente perdeu  importância, onde sequer se vê vereadores, secretários municipais etc, o que outrora era espaço social disputado.

🔥 ARROGÂNCIA:
Com enorme potencial turístico, o costumeiro vício do provincianismo e a incompetência dos agentes públicos, não transforma o Pentecostes angrense num produto vendável, atrativo auto sustentável, ao contrário de cidades gaúchas, do litoral paulista e nordestinas...o administrador angrense não é viajado, não se intercambia e é petulante. Não aprende nada...nem com seus mestres do turismo receptivo: os paratienses !

🔥ACERVO DESTRUÍDO E SEM PROTEÇÃO:
A musicalidade, em partituras feitas por compositores populares, com marchas, motetos e  dobrados, como o mestre Farias e o pai da esposa do prefeito, Célia, estão até hoje na "posse" de uma banda particular, que todo ano praticamente impõe sua contratação a preços exorbitantes.Essas músicas devem estar protegidas por lei e deve haver todo ano minimamente
Tomada de Preços com vasta divulgação;proposta nossa há anos. Já a indumentária tradicional das Danças, como Coquinhos,Lanceiros, Jardineiras, Velhos e Marujos além da Corte, ficam jogadas, comidas por insetos e mofo, no Convento São Bernardino, onde é o Depto. de Patrimônio Cultural da PMAR. Um arquivo  técnico, com exposição permanente é urgente e  seria o mínimo.
Além disso, um padrão básico de  vestimentas estabelecido por decreto , inclusive nas cores, protegeria essa arte popular de invencionices e deturpação futura de rompantes de secretários municipais ou políticos ou intelectualoides.



3⚜️RESUMO

Enfim, a transição de pequeno vilarejo de pescadores para uma cidade média,a invasão de grupos étnicos alienígenas, como turcos e libaneses, que destruíram diversos prédios históricos belíssimos, para fazer quitandas infectas, impondo uma cultura de comércio precário e explorador, além das migrações em massa, com favelização e uma economia fechada que impede a instalação de redes profissionais (como supermercados, lojas de grife, escolas privadas, universidades públicas e indústrias médias e pequenas), além da estagnação de no 15 anos sem novos hotéis...transformou essa Festa e o "produto Angra" em eventos caros e sem retorno simbólico ou prático e custeio elevado.


As procissões da Semana Santa, a Festa do Divino, etc são patrimônio cultural de quem?De empresários que ganham dezenas de milhares de R$ em montagem de tendas, a banda monopolista e sem sequer uniforme, que cobra as vezes 16 mil a 20 mil por festividade, ou serão as empresas de gente ligada a políticos que alugam som??
Porque o povo mesmo , nada vê de práticas estruturantes que visem o médio prazo.

www.iphar.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!