quinta-feira, 19 de setembro de 2019

VISITA AO CONVENTO FRANCISCANO DE SANTO ANTÔNIO, IGREJA DA ORDEM TERCEIRA DE SÃO FRANCISCO DA PENITÊNCIA E MUSEU SACRO FRANCISCANO, Rio de Janeiro.


Em janeiro de 2018 estivemos em visita de passagem pela capital fluminense, por algumas horas, para pré vôo em viagem ao Rio Grande do Sul.






Aproveitando o dia livre, estivemos primeiramente na Igreja conventual e, Sacristia.


Adentrando o Museu Sacro Franciscano, instituído desde 1933 e sede religiosa dos franciscanos durante a Jornada Mundial da Juventude-2013, trata-se de rico conjunto arquitetônico de influência barroca joanino (Dom João V de Portugal) com acervo multifacetado, formado por séculos de ritos da catolicidade e patrocínios palacianos.








A Capela da Conceição, lateral a Igreja principal,  é de talha dourada e  uma mesa sacrificial de primorosos tons azuis de simbologia cristã rebuscada e com a presença de um mausoléu da família imperial brasileira.


São mais de 5 mil livros, e centenas de peças de ouro, prata, pedras preciosas, têxteis ritualísticos, tiaras sagradas e imaginária.






Os seguidores de São Francisco chegaram em terras cariocas ainda no século XVI.
Mas a organização dos irmãos seculares (Ordem Terceira) foi montada em 1619.







Já no Consistório, há nichos com imagens de Jesus usadas nas procissões da Semana Santa ou em sua ritualística, como o Senhor da Coluna(para ser castigado pelos romanos) e o Ecce Homo("eis o homem", quando Jesus foi apresentado preso, Cristo da Cana Verde).







Os entalhadores portugueses Xavier de Brito e Manoel de Brito foram os líderes nessa arte magnífica, a ponto de influenciar a partir do século XVIII, todas as obras de talha e douramento das Minas  e até o nosso Aleijadinho, mesmo este sendo mais rocaille.


Realmente foi um dia de imersão cultural!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!