Chinesices, estilo de influência exótica e oriental que imperou no Brasil do século XVIII ao fim do XIX.
Porcelanas achadas em Mambucaba, em Angra dos Reis, durante a reforma e terraplanagemde uma área particular nós arredores vizinhos da Escola Municipal Ignacio During há anos(2015).
Clique aqui e veja a localização da Vila Histórica de Mambucaba
Provavelmente resquícios da Fazenda que ali existiu.
A região de Mambucaba é citada desde mapas do século XVI e até por aventureiros como Hans Staden, alemão que esteve aprisionado entre os Tamoyos no ano de 1551 aproximadamente entre Ubatuba e Angra dos Reis-RJ.
Fragmento de faiança com CHINESICES encontrada por nós , também em Angra dos Reis-RJ, mas em outra jazida arqueológica. |
A
A conquista do caminho marítimo para o Oriente por Vasco da Gama, em 1498, fez de Lisboa uma porta levantina, pela qual a Europa passou a acolher influências da Índia, da China e do Japão, em especial, no mundo português, entre os séculos 16 e 18, assim como o japonismo assinalou o final do século 19, na França.
Ligada ao planalto aluvial do Rio Parahyba pelo Caminho de Cezarea, antiga trilha indígena reutilizada pelos colonos desde o século XVIII e pelo ciclo cafeeiro do século XIX, foi uma vila e um porto movimentado, com chalupas, brigues, carruagens e tropeiros fazendo comércio e barulhentas vendas e piedosas procissões em honra a Nsa. Sra. do Rosário pelas ruas.
Clique aqui e conheça O NOME DE MAMBUCABA
Segundo relatos de nativos, eram vasos inteiros, alguns.
Porém o trator mecânico acabou quebrando acidentalmente com as obras.
Realmente essas cerâmicas são um achado fabuloso!
Que show! Uma pena ter quebrado as peças. Informações que os Angrenses nem sonham em saber
ResponderExcluirQue bom que gostou.
ExcluirSeja sempre bem vindo!