🧡Museu Histórico de Ubatuba e a guia Claudinha
Para encerrar o sábado, fomos ao Museu de Ubatuba, na antiga Cadeia. Dentro da perspectiva de uso de prédios simbólicos do status qui, o acervo está instalado em algumas salas, que ainda preservam inclusive as grades das celas...
Foi uma visita apaixonante, porque a contadora de histórias Claudinha (permita-nos chama-la assim), nos abre um portal extra temporal, e nos leva numa viagem desde 7 mil anos com os povos Sambaquis até a atualidade.
Na verdade ela é uma performer: faz personagens reais do século XIX e XX, inclusive, porque assume sua contemporaneidade com alguns dos heróis, lideranças e atores sociais e culturais de sua convivência...e mesmo os não convivido, ela introjeta fatos e constrói uma narrativa.
O museu precisa urgente de reformas, principalmente o telhado, que está jorrando água aí chover e inunda parte de uma ala...prejudicando as visitas e o pior, afetando as peças expostas.
Mas a riqueza material é grande. Tem peças históricas desde a Idade da Pedra, passando por Titilho Matarazzo até meados dia anos 1970.
Uma noite memorável!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!