🌿🌧️🥾🌼🐆
1-Inicio e a História
A expedição 01 iniciou com a visita aos quiosques e bancas na faixa de areia, onde o comércio de alimentos e artesanato de hippies predomina.Essa convivência entre a comunidade tradicional caiçara e quilombolas e a esses grupos de contracultura, me interessam numa análise mais técnica.
Praia Brava...liberdade. |
A toponimia do local provavelmente tem origens no Tupi, cujo léxico adaptado a sonoridade portuguesa, criou a corruptela de Camorim ou melhor escrevendo, camuhy, que quer dizer Rio dos robalos(peixe).
Porém há a teoria de ser proveniente de cambohy, rio que balança, que treme, que muda de lugar...o fenômeno natural das mudanças de suas curvas.
Pesca descrita no livro de Hans Staden(século XVI). |
A trilha espetacular de hoje não é exatamente na Costa Verde , mas é do lado de Paraty...litoral norte paulista(Ubatuba).
2-A pequena Praia do Gloza
Começamos a trilhar num caminho curto, no canto direito da vila, após atravessar o rio, até a Praia de Camburizinho ou Gloza. É curta, mas apresenta um pequeno trecho de uns 5m com escalaminhada, pois tem uns degraus de pedra , com limo, de uns 1,5m de altura. Porém, a vista é exuberante!
3-A trilha rústica para a Praia Brava
Inicia-se aos fundos do bairro, mais a direita, após uma ponte de cimento e onde tem uma pia com água corrente, como uma bica. Tem aproximadamente 1,5km e não é cansativa, porém, exige atenção e experiência, pois apresenta muitos trechos de travessia de riachos com lajes escorregadias e um grande trecho é na verdade o leito natural de caminhos de água pluvial, com muitas rochas e raízes, em declive acentuado...A Praia Brava é extensa e sem construções.
Silma,da Praia de Tarituba/Paraty |
Caracará |
Praia Brava:deserta... |
4- A despedida
Despedir-se daquele misto de território de florescência cultural e patrimônio ambiental é difícil. Mas a chuva de verão (melhor período para visitação é no inverno), estava ameaçando cair forte.
Até mesmo avistamentos de OVNIS são relatados ..
Com ruínas inglesas de uma serraria mecanizada com mais de um século e meio e histórico de abrigagem de quilombolas desde fins do século XVIII, trata-se de região fértil para nossos estudos arqueológicos e étnico-culturais.
Ainda faltou a exploração de alguns pontos :
🔸 Cemitério
🔸Igreja católica
🔸Quilombo
🔸 Ruínas dos ingleses
Ainda almoçamos no restaurante Brisa, na Prainha/Praia Grande (Paraty,BR101) e uma passada em Tarituba pra comer um bolo de banana- da- terra e um cafezinho, no Bella Café da Sibelia e um bate papo com meus "pais" de Tarituba, Silma e Bosco.
Um dia de natureza!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!