Percorremos 2074m de altitude, acima até mesmo do Pico do Frade e outras montanhas.
1-História antiga de indígenas e tropeirismo
A região tem ocupação humana em torno de 3.000 a.P.
Os povos anteriores a colonização européia eram os Puris, cuja odisséia de sobrevivência pós colonial foi recentemente descrita e de forma resumida, clicando aqui e conheça a Expedição Puris , antes dos redutos do Império.
Também no século XVI aventureiros europeus como por exemplo Anthony Knivet, descreveram trilhas indígenas que ligavam o litoral com o Vale do Rio Parahyba e seus mares de morros da Serra da Bocaina, com povos se interligando tanto para guerra quanto trocas materiais e genéticas.
Porang é nome do léxico Tupi e significa "bonito, belo, Formoso", nome de uma montanha da região de São José do Barreiro que serviu por séculos, como referência para quem percorria os caminhos com tropas de comércio e exércitos.
Clique aqui e conheça a Expedição Bânan-Y
2-A cidade que São José desatolou.
A origem do município foi que o arraial , sendo local de paradas e numa dita grota, alagava e tinha atoleiro, mas hoje é região de turismo de aventura, trekking e gastronomia.
3- Uma montanha sobre as montanhas
Medindo altimetria de 2074 m, o Pico do Tira-chapéu tem visão de 360° , sendo mirante com vistas para o Litoral Norte Paulista, a Baía de Paraty, Pico do Frade (Angra dos Reis) e ainda os mares de morros do Sul fluminense, incluindo os Picos das Três Orelhas/Pedra Chata (Lídice ) .
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!