PASSEIO EM PARATY E PARATY MIRIM: COM COMIDA DE QUILOMBO, ALDEIA M'BYA GUARANI ,CONVERSA COM CIRANDEIRO SR.VERINO E IGREJA HISTÓRICA DO SÉCULO XVIII.
Hoje fomos na Folia Gastronômica em Paraty, onde degustamos o "peixe a moda quilombola" e farofa de camarão(Xiphopenaeus kroyeri) com banana da terra, com negros do Quilombo do Campinho, com banho de praia onde fizeram uma "hidromassagem" na areia, além de visita a bela e oitocentista Capela de N.Sra.da Imaculada Conceição (1746), Mangue-vermelho (Rhizophora mangle), também conhecido como sapateiro, é uma espécie típica de manguezal; fomos visitar a aldeia M'Bya Guarani, onde conhecemos e trocamos conhecimentos e vocabulário com a linda e simpática Á'ra e sua pequena P'ára e para terminar um encontro fortuito , no banquinho em frente a sua casa, cheio da alegria dos "causos" do Sr.Verino e sua esposa, cirandeiro antigo de Paraty.
💖Uma experiência real e direta com o nosso patrimônio histórico-cultural que essas mocinhas nunca esquecerão! E mais informações antropológicas para o IPHAR!
🎗📸Farto material para estudos futuros sociológicos sobre os núcleos e relações entre caiçaras , matriz indígena e quilombola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!