1-O objetivo
A subExpedição Jussaral foi uma decorrência da Expedição Gamboa, onde aproveitamos o mesmo percurso. Estamos falando de uma estação ferroviária inaugurada em 1925!
A visita de documentação teve como foco uma observação da situação estrutural do casario e da infraestrutura de apoio original, do entorno.
Logomarca da subExpedição |
2-Um breve histórico
O chamado ramal SR-2 , de Barra Mansa a Angra dos Reis, singrando heroicamente as escarpas da Mata Atlântica por 108 km, foi muito movimentado até a década de 1990, sendo seu auge na ďécada de 1960, quando chegou a movimentar mais de 1 milhão de sacas de café! *
*http://vfco.brazilia.jor.br/ferrovias/vfco/ferrovia-SR2-RFFSA-Angra-Reis-1991.shtml
Algumas composições chegavam a ter 50 vagões (vazios/subida) e 3 a 4 locomotivas tipo G8 e a depender da carga, era dividida em 2 na Estação de Lídice e a locomotiva ia a Angra e depois buscava o outro trem de carga.
O uso foi interrompido em 2003 quando um desastre natural(chuva) destruiu com uma avalanche o bairro Areal, em Angra, com dezenas de mortes, tendo a ferrovia vários desabamentos em muitos trechos . A decadência se acentuou com a privatização do trecho a partir desse mesmo ano e piorou com a compra societária das ações da Vale S.A. pela V.L.I Multimodal S.A. em 2011.
Há projetos e estudos desde 2015 para reimplantação e reforma; ciclovias, trens turísticos e o mais recente, um grupo empresarial de Minas Gerais...
2006 |
1995: http://www.estacoesferroviarias.com.br/ rmv_tronco/jussaral.htm |
3- A Expedição
Dentro da perspectiva da pesquisa principal, fomos visitar as ruínas da Estação.
Percorremos a área por fora, visualizando os cômodos.
Após, fomos visitar uma propriedade rural próxima, de amigos, cuja construção antiga ali presente, provavelmente é do início do século XX.
Nome sumindo... |
Um ferroviário deixou para trás? |
Equipe |
Túnel n°5 |
Obras de arte e engenharia impecáveis com 100 anos, de responsabilidade do engenheiro dinamarquês Jorgen |
Caminho com muito capim -navalha, mas também bromélias diversas... |
4-Descrição arquitetônica
A Estação Jussaral é um prédio em semi L invertido (parte construída/sede), de apoio logístico e de transição em caso de emergência, pois tinha trilhos paralelos(ainda presentes) para manobra.
Porta principal |
Plataforma(foto antiga) |
Fachada, com a porta principal. |
Fachada com madeiramento do alpendre da plataforma de embarque. |
Heróica caixa d'água das máquinas, ainda de pé. |
Iden |
Constituída de uma plataforma de aproximada 25m (comp.) x 4m (largura) em frente ao prédio principal, tendo ainda duas casas de funcionários a esquerda(na perspectiva da visão do mar) e uma extensão da plataforma a direita, provavelmente para expedição de bagagens ,cargas pequenas, Correios, etc. A sede principal tem 10m x 20m aprox.
Entre o casario principal e as duas casas há um banheiro externo (também observado na Expedição Teolifo-Jorgen).
Clique aqui e conheça a maravilhosa Expedição Teolifo-Jorgen
A área abrange como base uma extensa explanada construída sob alto talude, que vai até a borda do corte da ferrovia, na beira.
As paredes são constituídas de tijolos de adobe (inteiriços) com argamassa, com cimento no reboco. Há detalhes em alto-relevo externamente, como elemento decorativo na forma de faixas.
5-Epílogo
Assim, será que nós chegamos num impasse neste século XXI, que na visão da temporalidade é apenas mais um marcador dentro da régua holocênica , mas no prisma da mentalidade contemporânea, as massas consumistas exigem um salto algorítmico quântico no transporte humano ante a um universo (ainda que meramente virtual) de terabytes, megapixels, nanotecno etc...?
Portanto , será que estamos como numa mera prisão interpretativa, uma bolha, como aliás estavam os membros daquela esquecida sociedade da belle époque ou realmente estamos presenciando um portal novo que está criando a sedimentação de mais uma camada geoantropogênica nessa interface de jeitos de viver (e fazer!) de várias épocas que estamos estudando, na região?
Angra dos Reis, 05 de março de 2022
Carlos Eduardo
Prof.Lic.His./Presidente do IPHAR
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AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!