quarta-feira, 6 de abril de 2022

NOTA DE PESAR PELA TRAGÉDIA NATURAL NA COSTA VERDE


 NOTA DE PESAR PELA TRAGÉDIA NATURAL NA COSTA VERDE

Os membros e amigos do nosso grupo cultural , em sua maioria caiçaras de origem familiar ou ligados a essa cultura tradicional brasileira, vem por seu presidente, Carlos Eduardo, expressar o lamento profundo n'alma pelas perdas materiais e de irmãos  e irmãs nativos de tantas comunidades praieiras, atingidos pelas tempestades tropicais que em Angra dos Reis atingiram os recordes de 809 mm . 

*Vilas de pescadores e agentes turísticos foram devastadas com avalanches de terra, enormes rochedos e árvores, principalmente a praia de Itaguaçu (Ilha Grande, Angra), Ponta Negra (Paraty) e Monsuaba (Angra), onde houve trágicos falecimentos,  atingindo inclusive familiares e amigos do nosso grupo (caso de  Monsuaba, primo e tios da Renata, mãe dos netos da minha tia Elena Oliveira Trindade). Outras , estão sem energia elétrica há mais de uma semana, com desabrigados por causa do deslocamento de rochedos sobre os imóveis, ranchos de canoas e botes destruídos, sistema de água potável arrancados, grandes blocos de solo rachando com risco de montanhas desabarem e já começam a sofrer dificuldades nutricionais e rarear remédios de uso contínuo. São locais como Saco da Sardinha (Paraty), Cambory das Pedras (Ubatuba), Quilombo da Fazenda da Caixa (Ubatuba), Praia Grande de Araçatiba (Ilha Grande), Praia de Aventureiro (Ilha Grande), Praia doSono(Paraty),Mamanguá(Paraty),Sapinhoacanga/Portogalo (Angra dos Reis), e tantas outras, em maior ou menor grau de destruição das infraestruturas.

Estamos mobilizados em campanhas e partilha de informações para a solidariedade emergencial, mas no cotidiano há anos, estamos na mobilização pela dignidade e revalorização étnico-cultural do povo litorâneo do território caiçara.

Vai Sr.Arlindo (Itaguaçu), vai Lucimar e seus lindos filhos (Ponta Negra) vai Rodrigo e demais vizinhos(Monsuaba)...na canoa de cristal ,no mar de ouro rumo ao sol cálido da boquin da noitche que nunca se apaga, na memória dos vivos.


Carlos Eduardo da Silva

Cacá, Carlos Caiçara

Presidente 

06 de abril de 2022


*Informações baseadas em relatos feitos dirreto a nós, por caiçaras.








 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!