quinta-feira, 7 de abril de 2022

ERA TUDO PREVISÍVEL..

 


Um dia antes da tragédia...
da minha janela na Praia da Ribeira

As perdas humanas foram traumáticas e os que partiram devem ser sempre rememorados com ternura;  justiçados pelos vivos, contra a omissão dos Poderes e a ignorância dos populares.

Os prejuízos materiais  foram em muitos casos, irreversíveis economicamente.

Vídeos:Ponta Negra, Paraty:




Porém, décadas de projetos federais sem planejamento, com migrações em massa (pessoas na alienação da mera sobrevivência) , a segregação espacial(especulação imobiliária e grilagem), somando a políticos municipais demagógicos (com estrutura de fiscalização mirrada)... criou um cenário perfeito para a horrores repetitivos (1988, 2003, 2010 e 2022).

🟢Mas uma região que teve quase o dobro de milimetragem no registro de pico(809mm) do que a área de Petrópolis(+-534,4mm/230 mortos) demonstra duas coisas:

VídeosRio Mambucaba destruindo barcos


1- Boa infraestrutura,  comparada a cidades próximas como Paraty, Ubatuba, Mangaratiba e Itaguaí, feita desde o século XX, por sucessivos governos municipais, mesmo com desvios de verba e incompetências.

Uma das hipocrisias municipais é como exemplo o estudo técnico feito pelo Serviço Geológico Brasileiro em 2011,mostrando as áreas de risco:

Clique aqui e conheça o Estudo geológico

2- Precisamos de investimentos federais e estaduais sérios em habitação popular, controle urbanístico e mobilidade (estradas). A prefeitura não pode arcar com o ônus da urbanização sozinha.

Vídeo: Itaguaçu, Ilha Grande. Antes e depois.



      2.1-Mais uma vez, demonstrou que privatização não serve pra nada. A CCR é experiente, muito bem capitalizada e teve informações técnicas sobre a realidade do trecho concedido. Não se preparou para um local com tamanha casuística documentada há quase de 1 século?


RJ155 há décadas semi abandonada
 pelo DER-RJ, este sucateado.

BR101-Monsuaba, Angra.Irreconhecível


sem engenharia de trânsito.

BR101

3-As prefeituras da região  urgentemente precisam  amortizar  os impostos no que lhes compete,  por pelo menos 6 meses e créditos populares , para alavancagem financeira de comerciantes atingidos.

As imagens não podemser esquecidas.


Carlos Eduardo

IPHAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!