O NOME "MAMBUCABA"
Há muita polêmica sobre a origem do nome da localidade de Angra dos Reis, situada na fronteira com Paraty.
Citada desde 1556, no livro de Hans Staden, alemão armeiro que esteve prisioneiro entre os Tupinambás (Tamuya/Tamoios), essa região foi muito desenvolvida a ponto de ter uma estrada pavimentada por escravos, que ligava o litoral ao Vale do Paraíba e interiores. Estrada essa que é um feito de engenharia moderno para a época, inclusive com drenagem. Teve sua origem em trilhas pré cabralinas.
Alguns estudiosos, atribuem seu nome a abelha sem ferrão, Mombuca (Geotrigona mombuca)...típica melífera brasileira, de personalidade mansa, pretinha.
Mas não é!
Geograficamente, as mombuca não vivem no Rio de Janeiro, embora tenha em São Paulo e é possível que houvesse em Mambucaba mas por anomalia migratória.
Clique aqui e conheça:
Esse erro provém da interpretação literal da palavra. Na verdade, uma análise do tronco linguístico Tupi, nos remete etimologicamente a prefixalidade morfológica da palavra "Mambukabe"(Staden):
Mbuc: abelha / qualquer espécie, generalização.
Aba: homem; gente.
Os indígenas viam a forma de linguajar gutural (fechada dos portugueses), os barulhos e vestimentas dos europeus como um enxame ruidoso, por isso os chamavam "homens -abelha".
Carlos, agradeço a explicação do nome Mambucaba pois tinha vontade de saber da história verdadeira.
ResponderExcluirGrato a vc!
ExcluirWalter, nós que agradecemos sua participação.
ResponderExcluirDivulgue e compartilhe em seus grupos virtuais e redes nosso blog e link.
Abraço
Carlos. Bom dia. Uma pergunta: Você disse que Hans Stades ja se referia à este local como Mambucaba em 1580.Portanto neste periodo esta região já era muito habitada a ponto do povo Tupinambá nomear este local com esta especificidade?
ResponderExcluirsim. Já havia muitos europeus.
Excluir